Siga nossas Redes

Política

Vereador Delermano Suim é cassado pela Justiça Eleitoral

Publicado

em

O parlamentar que atua no legislativo da cidade de São Mateus foi acusado de fraude no registro das candidaturas de mulheres

O vereador Delermano Ramos Suim (Patriotas), da cidade de São Mateus, norte do Espírito Santo, teve seu mandato cassado pela justiça eleitoral.

A ação ocorreu após o partido do parlamentar ser denunciado por suposta fraude no registro de candidaturas femininas. A expedição do mandato ocorreu na última quinta-feira (26), pela juíza Thalita Campos Trevisan, da 21 Zona Eleitoral.

Conforme informações da justiça eleitoral, a ação de investigação foi iniciada após uma denúncia do colegiado municipal do Partido Social Liberal (PSL). De acordo com as sigla denunciante, o Patriotas registrou candidaturas de mulheres apenas para atingir a cota mínima de gênero.

Os liberais alegam a falta de representatividade das candidatas em consequência da votação inexpressiva. Simultaneamente, argumentaram sobre a baixíssima movimentação financeira durante a campanha eleitoral. Ao passo que, soma-se a acusação de que o Patriotas de São Mateus registrou candidaturas de pessoas com grau de parentesco com o presidente.

“A votação pífia ou zerada construiu forte indício de uma possível fraude nas cotas de gênero” afirma a Juíza Thalita Campos.

Como resultado das provas apresentadas, a juíza considerou procedente a ação do PSL anulando os votos recebidos pelo Patriota nas eleições de 2020. Consequentemente, a diplomação do vereador de Hermano e do suplentes do partidos foram cassadas.

A decisão é de primeira instância. Por isso, cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Nesse interim, o vereador deve se manter no cargo.

O parlamentar afirma que foi eleito de forma honesta e que lutará pelo seu mandato. Segundo ele, não participaria de álcool ilícito. Portanto, ” não se pode pagar por algo que ele não fez, por algo o qual ele não contribuiu”, argumentou o parlamentar.

Vereador Delermano Suim

Servidor público da Autarquia Municipal SAAE há 33 anos, Delarmino Suim concorreu a primeira vez nas eleições de 2016. E, com votação de 588 votos não foi eleito. Porém, nas eleições de 2020, garantiu uma das 11 vagas do legislativo mateense com 709 votos.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS