CIDADES
Comunidades pedem ampliação da patrulha rural durante colheita de café em Linhares.
Linhares é o maior produtor de café conilon do Espírito Santo e o terceiro maior do Brasil. E com a proximidade de mais uma colheita do grão, a preocupação com a segurança na área rural aumenta bastante. Por isso alguns moradores procuraram o vereador e presidente da câmara de Linhares, Roque Chile, solicitando melhoria no patrulhamento da zona rural pela Guarda Civil Municipal.
Após o recebimento da demanda dos moradores do interior de Linhares, o presidente da Câmara Municipal de Linhares, Roque Chile (PSDB), se reuniu com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Jones da Silva Mattos, na última quinta-feira (22), para iniciar o diálogo sobre a possibilidade de ações de alta Ostensividade e de repressão criminal, incluindo a ampliação do Programa “Patrulha Rural”, nas principais regiões produtoras de café de Linhares.
O presidente da Câmara destacou que “A estratégia central da operação, por nós apresentada, é a promoção de ações preventivas por meio de saturação de policiamento e estacionamento de viaturas em locais pré-definidos, além de ampliar as visitas aos moradores das comunidades rurais”.
Outra sugestão apresentada pelo presidente Roque foi a criação de um gabinete regional de gestão integrada, composto pelo Sistema de Segurança Pública e o setor produtivo, em parceria com as associações de produtores e de moradores. Além da Guarda Civil Municipal, o gabinete teria a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel) e o Sindicato Patronal Rural de Linhares.
“O gabinete vai ter representatividade de todas as regiões produtoras de café e de membros da sociedade civil. Ele vai discutir segurança e outras políticas públicas com o objetivo de garantir mais segurança e permitir o fortalecimento e compartilhamento de experiências exitosas durante todos os processos da colheita: desde a panha do grão até o escoamento da produção”, destaca Roque Chile.
Por fim, o Secretário de Segurança, Coronel Jones, recebeu o pedido e disse que ” de fato é importante ampliar a aproximação da patrulha rural com as comunidades do campo e vai avaliar as demandas apresentadas”.