POLICIAL
Jonas Soprani: Justiça mandou prender vereador que está foragido, diz delegado
Waldeir de Freitas é acusado de ser o mandate do crime que matou o Soprani. Defesa nega.
A justiça mandou prender o vereador de Linhares, Waldeir de Freitas Lopes, sob a suspeita de mandar matar o ativista político Jonas Soprani, em junho de 2021.
O mandado de Prisão preventiva ocorreu nesta terça-feira (03), pela 1ª Vara Criminal de Linhares. A Secretaria de Estado da Justiça do Espírito Santo (Seus) informou que o vereador não deu entrada em nenhuma unidade prisional do Estado.
FORAGIDO?
Em conversa com o Delegado da 16ª Delegacia Regional de Linhares, Tiago Cavalcante, a informação é que, até às 11h desta quarta, o vereador estaria foragido da justiça, por isso não estaria preso, tão pouco teria sido encaminhado para algum presídio.
“O Ministério Público representou, através de um recurso, o juiz deferiu e expediu um novo mandado de prisão, mas ele não foi preso ainda não, está foragido”, disse o Delegado Tiago Cavalcante.
DEFESA ALEGA INOCÊNCIA E NÃO CONCORDA COM A PRISÃO
O representante legal de Waldeir afirmou que segue trabalhando para provar a inocência do seu cliente. Ele disse ainda que não pode passar detalhes sobre o caso. De acordo com a defesa do vereador, Leandro de Freitas, o processo corre em segredo de Justiça.
No entanto, Leandro disse que respeita os autos do processo, mas acredita que “a prisão não é necessária”. “Iremos protocolar um pedido de Habeas Corpus”, informou o Advogado.
O CASO
Jonas Soprani, conhecido ativista político e candidato a vereador no município de Linhares no ano de 2020, morreu assassinado dentro de um bar no bairro novo Horizonte. O homicídio aconteceu na noite do dia 23 de junho. Socorrido com vida, Jonas, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no Hospital Rio Doce.
Durante o socorro, Jonas estava consciente e disse a polícia não saber quem teria disparado contra ele.
A polícia prendeu, pouco menos de um mês após o ocorrido, no dia 20 de Junho, dois suspeitos de terem participado da execução de Jonas. Os suspeitos são os irmãos gêmeos, Cosme Damasceno e Damião Damasceno.
SAIBA MAIS – Suspeitos de matar Jonas Soprani são presos em Cariacica
O terceiro suspeito apontado de ter participado do crime foi o vereador Waldeir, apontado como o mandante, conforme informou a Polícia Civil.
O vereador foi preso em Belo Horizonte (MG), local onde participava de um curso.