Siga nossas Redes
'
');

AGRO

Primeira colheita de uva movimenta distrito de São Rafael

Publicado

em

A Primeira colheita de uva movimenta distrito de São Rafael, na última sexta-feira (03), local onde foi aberta oficialmente a primeira colheita do Polo de uva do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, abraçado pelos produtores Giovani Rigoni, Osvaldino Neto e Elsimar José Jadivisky. O polo fica no distrito de São Rafael e dois parreirais foram abertos à visitação. A expectativa para essa primeira safra é colher 8 toneladas da fruta em um hectare de área plantada.

Giovani Rigoni não escondia a alegria de colher os primeiros frutos de uma cultura que no começo gerou insegurança por ser nova na região. “A nossa região é montanhosa e toda formada no café e estávamos presos a essas raízes, além de ser uma cultura que exige muita mão de obra. Vi na uva uma semente para diversificar minha produção. A colheita foi boa, na verdade, eu nem imaginava que fosse tão boa, porque nossa região não era tradicional no fruto que se adaptou muito bem. Nossa região é muito bonita, tem cachoeiras, tem um monte de trilha, se quiser fazer, ciclistas passam muito por aqui por causa da beleza e acredito que a uva abrirá novas portas para o turismo”, comentou o produtor.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou sobre o esforço e confiança dos produtores em fazer o polo dá certo. Comentou que a expectativa é de que o Polo Alto São Rafael chegue ao terceiro ano de produção colhendo 18 toneladas de uva, somente nas mil plantas já distribuídas.

“A abertura da colheita foi um momento de muita alegria por ser um trabalho que estamos desenvolvendo desde 2018. Esse programa de fruticultura simboliza as novas oportunidades que temos levado às famílias rurais. São Rafael inicia uma nova fase na agricultura e os três produtores representam o espírito inovador e empreendedor, por acreditaram numa nova cultura que trará também benefícios para o distrito e todo o Município de Linhares com o fomento do turismo, com a visitação aos parreirais, contribuindo para fortalecer também o comércio da região”, destacou o secretário.   

Na ocasião, foi autorizada a distribuição de quase 2 mil mudas frutíferas das variedades “Izabel Precoce” e “Niágara Rosada”. O produtor Fábio de Paula Lima cultiva o parreiral em parceria com o Osvaldino e se inscreveu no novo edital para aquisição de mais 800 mudas para ampliar a produção.

“Entramos no programa, mas ficamos com medo de plantar uma quantidade maior, por não saber se teria escoamento e qual seria a dificuldade da cultura. Agora vimos a repercussão que o plantio teve e optamos por plantar mais e diversificar as variedades. E o turismo vem agregado a isso tudo. Não tínhamos essa visão empreendedora e a prefeitura veio com toda essa bagagem ajudando com assistência técnica, abrindo nossa visão e nos encorajando a investir mais”, disse o produtor.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, comentou sobre a aposta na valorização de pequenas porções de terra para diversificar a produção das famílias rurais e o fomento ao turismo.

“Vamos transformar essa região em um grande centro turístico que vai trazer renda às comunidades, e é isso que as secretarias de agricultura e de turismo têm feito, incentivando as pessoas a abraçarem os projetos para agregar valor ao produto da terra. O polo de uva é o primeiro passo, depois vamos introduzir o projeto de gastronomia para atrair pessoas para saborearem o que tem de melhor na região, além de desfrutar das belezas naturais”, comentou o prefeito.

Para abrilhantar o evento houve apresentação italiana do Gruppo Folklorístico do Circolo Trentino di Santa Teresa e da Banda Cipó Cravo. Estiveram presentes a primeira dama, Lucileia Zanon, do vice-prefeito Bruno Marianelli, além de lideranças políticas, comunitárias e religiosas.

Agende uma visita

As visitas aos parreirais são agendadas diretamente com os produtores. Para falar com o Giovani Rigoni o WhatsApp para contato é o 27 99839-3964 e do Osvaldino Neto (27) 99855-1591.

Programa de Fruticultura

O Programa Municipal de Fruticultura de Linhares visa implementar novas cadeias produtivas do setor em Linhares, coordenando as ações estratégicas desde a produção até a comercialização dos frutos, de forma moderna, sustentável e competitiva.

É uma inciativa, também, para incentivar o cultivo dos frutos e promover a diversificação da atividade econômica integrada, gerando emprego, renda e melhoria na qualidade de vida dos produtores rurais de base familiar. Foram implantados os polos Baixo São Rafael (goiaba), BR 101 Sul (limão), Litoral (açaí) e Distrito Farias (cajá manga anão).

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS