NOTÍCIAS DE LINHARES
Projeto de Lei cria sessão de cinema adaptada para autistas em Linhares
PROJETO DE LEI CRIA SESSÃO DE CINEMA ADAPTADA PARA AUTISTAS
No próximo dia 14 completa-se um mês da aprovação do Projeto de Lei que cria adaptações para os cinemas de Linhares.
Aprovado no dia 14 de março de 2022 durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Linhares, o PL 7515/2021 cria o Cinema Azul, projeto que institui mudanças para as sessões de cinema do município.
Proposto pelo vereador Ronald Passos Pereira, o Roninho, e aprovado unanimemente pelos demais parlamentares, a propositura veio com o objetivo de conferir acessibilidade as salas de cinema para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Para a maioria das pessoas, ir ao parque, fazer uma viagem, passear pelo shopping e ir ao cinema são programas que fizeram muita falta durante o auge da pandemia da COVID-19, o que é super compreensível. Mas, para sorte delas, bastou que os casos diminuíssem para que as atividades voltassem ao normal”, comentou o Parlamentar.
Roninho continuou dizendo: “Para as pessoas com TEA não é bem assim. As sessões de cinema como conhecemos hoje podem ser, por vezes, insuportáveis para o portador desta condição que sente o mundo um pouco diferente de nós. Porém, isso não é motivo para mantê-los afastados, ao contrário, é razão para incluí-los.”
SOBRE O PROJETO
A proposta apresentada pelo parlamentar estabelece que todos os cinemas de Linhares terão que realizar, no mínimo, uma (01) sessão mensal adaptada para pessoas com autismo e seus familiares.
Dispõe ainda que, durante tais sessões, não será permitido a exibição de publicidades comerciais, bem como que as luzes do ambiente deverão ficar levemente acesas e o som deverá ser reduzido.
Por fim, propõe que a sala utilizada para a referida sessão deverá ser identificada pelo símbolo mundial do Espectro Autista e as famílias poderão acessar irrestritamente o local, podendo entrar e sair durante a exibição.
O projeto encontra-se em seus trâmites finais para ser publicado. Após este ato, os cinemas de Linhares terão 90 dias para realizar a primeira sessão adaptada.
- GERAL1 semana atrás
Rose Bergamaschi será a nova gestora da Educação em 2025 no governo de Lucas Scaramussa
- POLICIAL2 dias atrás
PRF prende casal do Espírito Santo com R$ 1,5 milhão furtado do Banco do Brasil
- GERAL7 dias atrás
Acidente causa pânico a motorista preso em meio às ferragens na estrada ES 358, em Sooretama