CIDADES
Vídeo: Governo do ES restringe a venda de produtos ‘não essenciais’ até em supermercados.
Em novo decreto publicado neste sábado (20), na edição extra do Diário Oficial, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) , determina a proibição da venda de produtos considerados não essenciais em supermercados por todo estado. Vídeo: Governo do ES restringe.
O decreto 4842-R acrescenta na normativa do lockdown o seguinte texto:
“Art. 2º (…)
(…)
§ 3º Fica vedada a comercialização presencial, em quaisquer dos estabelecimentos abrangidos pelo inciso VI do caput, de eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos de informática, ferramentas, vestuário e acessórios, calçados, artigos de cama, itens de decoração e equivalentes, que deverão ser retirados dos mostruários ou segregados dos demais produtos vendidos com o uso de fitas ou outros mecanismos de separação.”
(NR)
Diante de tal medida, é possível que o capixaba encontre os supermercados com alguns corredores fechados e prateleiras cobertas para impedir o acesso aos itens dos produtos considerados não essenciais
O Estado considera artigos essenciais os produtos de alimentação, higiene pessoal e limpeza. Esse ato foi realizado também em outros estados, como por exemplo no Rio Grande do Sul. Essa nova norma tem causado alvoroço nas redes sociais, chamando tal medida de “autoritária e “inadmissível”. O estado do Espírito Santo tem atualmente cerca de 1300 leitos de UTI’s em todo estado e, de acordo com o Governo do Estado, a previsão é de atingir 1500 leitos até abril, mesmo com um ano de pandemia, usando o isolamento sob a ideia de que “seria preciso o isolamento para achatar a curva de contaminação e preparar o sistema de saúde”. Veja abaixo o Vídeo: Governo do ES restringe a comercialização de produtos considerados não essenciais em supermercados.